domingo, 6 de fevereiro de 2011

lavanderias tem selo de qualidade

A busca pela minimização dos impactos ambientais deve ser o foco de diversos setores da sociedade, especialmente do empresarial. Aliar a qualidade do trabalho a cuidados com a natureza, tornou-se uma obrigação. Considerando essa nova realidade, a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel), em parceria com o Sindicato das Lavanderias (Sindlav), criou o Selo de Qualidade e Sustentabilidade (SQS). A certificação visa incentivar as mais de sete mil lavanderias existentes no país a desenvolverem um programa de esforços voltados para a qualidade, o meio ambiente, a saúde e a segurança.


Paola Tucunduva visitou Caruaru e Toritama e parabenizou o trabalho realizados nas empresas do Agreste. Foto: Arnaldo J.Oliveira/Divulgação
Fruto de um trabalho que levou dois anos para definir as regras, o SQS é estruturado em sistemas de gestão e processos, tendo como referencial normativo os ISOs 9001:2008 e 4001:2004, e a OHSAS 18001:2007. O objetivo é reconhecer as empresas que têm políticas voltadas para as melhorias das condições de trabalho dos funcionários, excelência nos serviços prestados e cuidados com o meio ambiente. Para isso, a lavanderia será submetida a uma auditoria rigorosa, realizada pela empresa especializada em certificação de ISOs, Rina Brasil.

As exigências vão desde o uso de materiais químicos devidamente autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à garantia de segurança da saúde dos funcionários. De acordo com a presidente da Anel, Paola Tucunduva, a proposta é que a lavanderia vá evoluindo à medida que ela for buscando atender a todas as exigências de segurança, saúde e qualidade do serviço prestado. ´Depois da experiência com lavanderias industriais de São Paulo, vimos que credenciar as empresas, estimulava a melhoria do serviço. Por isso resolvemos estender a certificação para todo o Brasil`, disse.

A novidade tem sido recebida com muito entusiasmo por parte dos proprietários de lavanderias. Segundo, Paola, praticamente todo o Brasil já está procurando a Anel e o Sindilav para garantir a certificação. Ainda de acordo com Paola, as lavanderias especializadas em lavagem de jeans, em Toritama e em Caruaru, no Agreste pernambucano, receberão facilmente o credenciamento. ´Visitei as pequenas, médias e grandes lavanderias das duas cidades e fiquei encantada com o cuidado que eles têm com as medidas de segurança e meio ambiente`, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário